quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O que é Yoga

Yoga é a suspensão dos processos mentais. (Yoga Chitta-vrittti nirodhah) segundo sua definição no texto clássico do yoga. A mente oscilando é o obstáculo à percepção do Eu Real. O yoga tem por objetivo interromper esse fluxo de pensamento, percebendo assim a base da mente que é a consciência  alcançando o Samadhi (união, superconsciência).

A Palavra Yoga literalmente significa união pois ele une e integra o corpo, é uma filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Atualmente, o yoga é utilizado em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente.


O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade. O yoga e sua diversas linhas vem se tornando cada vez mais popular e suas técnicas sendo utilizados para diversos fins. Cada linha de yoga enfoca uma determinada parte dessa filosofia é importante perceber que existe um yoga especifico para cada pessoa ou para um determinado momento de nossas vidas, mas todas as linhas levam ao mesmo caminho a integração ou samadhi.


A linha mais popular no ocidente é o Hatha Yoga, que é um sistema de técnicas psicossomáticas que servem de instrumento para transformar o corpo físico num corpo divino. É apenas o primeiro passo para o autoconhecimento.
As impressões da mente registram-se no corpo, em forma de tensões e flacidez, condicionando o caráter e posteriormente podendo causar doenças psicossomáticas. O Hatha Yoga é uma ramificação do tantrismo, é o sucessor imediato do culto Sidha do tantrismo que promoveu o culto do corpo ou compreensão através do corpo. A idéia central deste caminho é que o corpo não é um obstáculo à iluminação (como era afirmado em tempos pré tantricos), mas o templo do divino. A primeira intenção do Hatha Yoga é preparar o corpo para práticas mais avançadas e para a subida da kundalini. O Hatha Yoga revive o ideal antigo e popular da imortalidade no corpo, a compreensão de que a iluminação deve ser alcançada em vida e não após a morte, para tanto é necessário o corpo saudável, vitalizado e vida longa.



Aos poucos esse tema que parece estranho ao leigo vai se tornando mais familiar, e podemos ir nos aprofundando nesse assunto complexo, mas encantador.


Auderley Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário