quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Estudo diz que ioga ajuda a melhorar 
humor e a diminuir ansiedade

Neurotransmissor responsável por relaxamento atua mais entre os iogues



Iogues mostraram uma diminuição mais significativa da ansiedade 
e mais melhorias no humor do que aqueles que só andaram


Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, sugere que o Yoga tem efeito positivo no humor e na diminuição da ansiedade. De acordo com a pesquisa, a prática estimula a produção de um neurotransmissor conhecido como GABA, que diminui os estímulos nervosos e relaxa as células do cérebro.
GABA é a sigla em inglês para ácido gama-aminobutírico, regulador de sinapses (conexões entre neurônios). Baixos níveis do ácido são associados com a depressão e outros transtornos de ansiedade. 

Os pesquisadores acompanharam dois grupos aleatórios de pessoas saudáveis durante 12 semanas. Um deles praticou Yoga três vezes por semana durante uma hora, enquanto os demais caminharam durante o mesmo período.
Usando imagens de ressonância magnética, os pesquisadores digitalizaram os cérebros dos voluntários antes do início do estudo. Na 12ª semana, os cientistas compararam os níveis de GABA de ambos os grupos antes e depois da última sessão de 60 minutos. 

Cada pessoa também foi convidada para avaliar o seu estado psicológico ao longo do estudo. Aqueles que praticaram Yoga mostraram uma diminuição mais significativa da ansiedade e mais melhorias no humor do que aqueles que andaram, segundo o autor do estudo e professor de psiquiatria e neurologia da Universidade, Chris Streeter.
- Com o tempo, mudanças positivas nestes relatórios foram associadas ao aumento dos níveis de GABA. 
Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário