sábado, 9 de abril de 2011

Yoga Para Corredores

Os corredores sabem como é bom correr através dos parques, ruas ou até mesmo na academia, mas também sabem como é difícil controlar  frequência cardíaca , manter a atenção a  pisada, e só com essa atenção é possível ter um bom desempenho e como consequência os melhores resultados. Durante sua execução a corrida fornece um grande exercício para o coração e os pulmões, além dos grandes benefícios a musculatura. Mas uma pisada errada ou até mesmo um alongamento mal feito pode causar dores após o treino.  O Yoga é um excelente complemento para uma rotina de corrida, já que oferece aos músculos a atenção que eles precisam, e também  ajuda a compensar aqueles fortemente trabalhado durante a execução. Associando posturas simples de alongamento, o yoga pode melhorar a flexibilidade e força, bem como ajudar a relaxar a mente e alcançar um nível mais profundo da consciência, permitindo-lhe ir mais longe.

Os benefícios do Yoga para corredores

·                 Encontrar um equilíbrio: A posturas de Yoga para os corredores ajudam a corrigir desequilíbrios musculares decorrentes do treinamento muscular intenso. Um organismo mais equilibrado pode suportar mais stress e correr sem estressar o corpo.
·                 Relaxamento: Asanas e Pranayamas( respiração), afina nosso sistema nervoso e fornece ao corpo o relaxamento necessário após uma corrida.  A prática do Pranayama  diminui o batimento cardíaco e reduz a pressão sanguínea, produzindo a calma e uma sensação de estabilidade.
·                 Auto-Consciência: Durante a execução, você pode apontar para uma perfeita coordenação entre corpo, mente e respiração. Esta auto-consciência e controle da respiração é possível através do yoga. Você pode se concentrar em um ritmo entre o seu funcionamento, o seu corpo e sua respiração ao invés de se preocupar com o resultado da corrida.
·                 Força e Flexibilidade: Você pode começar o yoga, mesmo que seu corpo não seja flexível. A prática regular do yoga vai fazer seu corpo mais flexível durante um maior período de tempo, e pode reduzir as chances de lesões, melhorando a sua saúde mental e o relaxamento dos músculos.
·                 Pranayama aumenta sua capacidade de oxigênio: A maioria de nós temos uma respiração rasa, não utilizando toda a capacidade dos nossos pulmões, assim, menos oxigênio é absorvido pelos nossos pulmões em uma única respiração. A prática regular com pranayama pode aumentar a sua capacidade respiratória, resultando num maior fornecimento de oxigênio para o sangue. Esse sangue rico em oxigénio pode aumentar a performance e resistência para os corredores.

Posturas de Yoga 

Aqui estão algumas posturas de yoga que você pode fazer pré-e pós-correr para manter as pernas soltas, ágil e saudável:
·                 
Paschimottanasana (Pinça): A maioria dos corredores tem limitações articulares . Esta é uma ótima maneira de mantê-las flexíveis. Esta postura alonga a coluna, ombros e tendões, estimula a livre circulação do ar e estimula o fígado e os rins. Sente-se em uma esteira com as pernas esticadas à sua frente. Expire e lentamente dobre para a frente, tanto quanto possível, tentando tocar seus pés. Não dobre seus joelhos. Segure os tornozelos ou pernas, até o seu limite. Respire profundamente por 30 segundos. Expire, retornando à posição normal.
·                 
Trikonasana (Triangulo): Este postura irá fortalecer as pernas, alonga-se a virilha, os tendões, os quadris, abre o peito e ombros. Afaste suas pernas gire seu pé para fora. Levante ambos os braços em linha reta dos ombros paralelos ao chão com as palmas viradas para baixo e tomar uma inalação profunda.Expire lentamente, rodando o tronco para a esquerda, dobrar na cintura e colocar a mão direita para baixo em sua canela. O braço esquerdo deve ser esticado para cima. Ambas as pernas e os braços são mantidos em linha reta, sem dobrar os joelhos e cotovelos. Agora vire a cabeça para cima para a esquerda e olhe para cima na ponta dos dedos da mão esquerda. Mantenha a posição por 3 respirações e retorne à posição ereta. Pratique do lado oposto.
·                 
Vrikshasana (Árvore): Esta postura tonifica os músculos das pernas e melhora o senso de equilíbrio e postura. Também melhora a postura e concentração, dá flexibilidade aos quadris, fortalece os tornozelos,  e tonifica os músculos das pernas, costas e peito. De pé com os pés juntos. Flexione o joelho direito e coloque o pé direito mais alto possível na sua coxa esquerda interior. Balançando no pé esquerdo, levante os braços sobre a cabeça mantendo as palmas das mãos juntas em posição de oração. Mantenha a posição por 3 respirações e retorne à posição de pé com os pés juntos. Repita com a outra perna.
·                 
Baddha Konasana (Ângulo): Esta postura abre o quadril e na virilha. Sente-se com as pernas esticadas para fora na frente de você. Flexione os joelhos e calcanhares para puxar a pélvis. Deixe os joelhos cair para os lados e coloque a sola dos seus pés juntos com os pés mais próximo possível do corpo. Com as mãos, segure os dedos de cada pé. Mantendo a espinha dorsal ereta, incline levemente o tronco a frente e segure por 30 segundos. 
Yoga para os corredores ajuda a construir a força do corpo e ajuda a conservar a sua energia enquanto você estiver fazendo a rotina de corrida. Desta forma, os efeito da execução, será mais benéfica para a saúde geral e menos perigosa, a longo prazo. 
Aproveite essas posturas simples e pratique !!!

Um comentário:

  1. Professor querido do meu coração, seu blog é demaaaais!!
    Vou tentar "linká-lo" ao meu!!!
    Bjs,
    Paulinha

    ResponderExcluir