O termo Kriya significa atividade e originou várias linhas de Yoga, mencionadas no Gita e nos sutras de Patanjali, assim como técnicas psicofísicas com o objetivo de purificar o corpo que falarei nesse artigo.
As técnicas de purificação (kriyas), vão além da limpeza das mucosas, são técnicas psicofísicas  indispensáveis para quem pretende trilhar o caminho do yoga como se refere os textos tradicionais.  O Gheranda Samhita cita os Kriyas como a base para o progresso no Yoga daí sua importância.
O neti kriyá limpa as narinas, elimina o excesso de mucosidade acumulado nos seios nasais e frontais, estimula o ájña chakra e desenvolve a clarividência. 
O principal efeito desta limpeza é melhorar a condição de adaptação dos alérgicos ao ambiente, além da limpeza provocada pela ação mecânica da constante passagem da água, o exercício conta com o efeito anti-séptico do sal.
O principal efeito desta limpeza é melhorar a condição de adaptação dos alérgicos ao ambiente, além da limpeza provocada pela ação mecânica da constante passagem da água, o exercício conta com o efeito anti-séptico do sal.
Preparo da água:
- Use água morna (36 graus) pré fervida ou mineral.
 - Adicione uma colher de chá de sal para cada litro de água. Você pode preparar alguns litros para usar posteriormente.
 - Caso prefira, compre soro fisiológico que já vem com a quantidade correta de sal. Neste caso, basta amornar o soro antes de iniciar a limpeza.
 
Limpeza:
- Introduza suavemente o bico do aparelho numa das narinas.
 - Incline lateralmente a cabeça, sempre com o nariz apontando para baixo, até que a água saia pela outra narina.
 - Durante a passagem da água, mantenha os lábios entreabertos e a respiração pela boca. Permita que todo o conteúdo do pote passe de um lado para o outro.
 - Ao terminar de um lado, espere que a água escorra totalmente, mantendo a cabeça inclinada para frente.
 - Assuar o nariz com suavidade sem tapar nenhuma narina, antes de iniciar o mesmo processo para o outro lado.
 
Cuidados:
- Caso tenha otite não faça sem orientação de um especialista.
 - Não faça a noite para não correr o risco de dormir com água alojada nas cavidades nasais.
 - Nunca assuar o nariz com força ou tapar uma das narinas para criar mais pressão de saída na outra, isto pode criar desconforto no ouvido.
 
Regularidade:
- Como prevenção, duas ou três vezes por semana, dependendo das condições do ar e da sua predisposição. Em caso de clima muito seco, você pode aumentar esta freqüência.
 - Os alérgicos deverão fazer todos os dias durante um mês, para que apresentem melhora rapidamente.
 
No video abaixo segue uma explicação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário