quarta-feira, 19 de março de 2014

Como o Yoga muda o cérebro

O Yoga promove benefícios mentais, como uma mente mais calma e relaxada.


Pesquisa feita por Chantal Villemure e Catherine Bushnell do Centro Nacional de Medicina Alternativa e Complementar da Universidade de Medicina de Bethesda, Maryland/EUA, usou exames de ressonância magnética e detectou mais massa cinzenta cerebral em certas áreas do cérebro em praticantes regulares de yoga em relação ao grupo de não praticantes. “Descobrimos que, com mais horas de prática por semana mais áreas são aumentadas,” Villemure afirma que a descoberta sugere que o Yoga é um fator que contribui para os ganhos do cérebro.


Yogues tiveram maior volume cerebral no córtex somatossensorial, que faz o mapeamento de nosso corpo, no córtex parietal superior que mantêm a atenção, e no córtex visual que poderia ser reforçado por técnicas de visualização mental. O hipocampo uma região importante por atenuar o estresse também foi ampliado em praticantes.

Todas essas áreas do cérebro poderiam ser melhoradas por elementos presentes na prática de yoga, Villemure afirma que yogues que dediquem em suas práticas cerca de 70% de posturas psicofísicas (asanas), 20% para meditação e 10% para as técnicas respiratórias (pranayamas), prática típica da maioria das rotinas de hatha yoga terão como resultado a melhora nas áreas cerebrais citadas acima.

Villemure apresentou o trabalho em novembro de 2013, na reunião anual da Sociedade de Neurociência em San Diego/EUA com o artigo intitulado “Yoga do cérebro”. Villemure conclui que a antiga prática do Yoga promove o crescimento em regiões do cérebro que promovem a autoconsciência.

Fonte: http://www.scientificamerican.com/article/how-yoga-changes-the-brain/

Nenhum comentário:

Postar um comentário